ACT: Terapia de Aceitação e Compromisso

A Terapia de Aceitação e Compromisso, ou ACT (Acceptance & Commitment Therapy) é uma abordagem da terceira geração das terapias comportamentais. Foi criada por Steven Hayes e colaboradores em 1987 e se baseia na Teoria dos Quadros relacionais, que propõe uma análise da linguagem humana.

O objetivo da Terapia de Aceitação e Compromisso é o paciente conseguir ter maior flexibilidade psicológica, aceitando os eventos encobertos (sentimentos, emoções, memórias, estados corpóreos) e entrando em contato com eles por meio da atenção plena (mindfulness).

A ACT não pretende eliminar nenhum evento encoberto e sim propiciar que sejam vivenciados tais como são, sentimentos, emoções, sensações e memórias.

A Teoria dos Quadros Relacionais diz respeito às relações entre os estímulos e como a Terapia pode ser guiada. Pode ser melhor compreendida no Hexágono de Flexibilidade Psicológica:

1a08f2_pt

Geralmente a Terapia começa com o lado esquerdo do Hexágono (aceitação e desfusão) para depois avançar para o lado direito (valores e ação de compromisso). As fases do meio (Contato com o Presente e Eu como contexto) são inclusas em ambos lados e servem de passagem entre eles.

Falaremos um pouco de cada fase:

Desfusão: Quando o paciente se identifica com seus eventos encobertos, não separando seu “eu” de seus sentimentos e reações emocionais que surgem e passam chamamos de “fusão cognitiva”. A desfusão tem como objetivo criar contextos para que o paciente se distancie dos conteúdos dos seus eventos encobertos, para que perceba o que eles realmente são: pensamentos, sentimentos, memórias e sensações corpóreas e não determinantes de uma condição de sofrimento insolúvel.

Aceitação: Essa fase da Terapia busca que o paciente observe seus eventos encobertos e desista de tentar controla-los e evita-los. Para a aceitação, é necessário que o paciente compreenda que suas estratégias de evitar sentimentos, memórias, emoções, são ineficazes e geram ainda mais sofrimento. Esse sofrimento adicional é chamado de Desconforto sujo, gerado pela tentativa de evitar eventos encobertos desagradáveis.

Contato com o momento presente: Todo o esforço que o paciente faz para evitar e controlar determinadas situações e pensamentos que lhe cause sofrimento afeta diretamente a atenção. Com a mindfulness (atenção plena) o paciente é levado a prestar atenção em seu presente, único momento em que há possibilidade de atuar, podendo se comportar de maneira flexível.

Eu como contexto: Essa fase da Terapia busca que o paciente preste atenção no seu “eu” como um observador dos eventos, onde suas experiências ocorrem e há uma aceitação maior a seus eventos encobertos.

Valores: São as construções verbais de consequências desejadas na vida, os direcionamentos das ações. Deve-se compreender que objetivos são as ações (ex: perder peso) e os valores são as qualidades das ações (ter uma boa alimentação, praticar exercícios, etc). O foco clínico dessa fase é explicar o caráter significativo que os valores acrescentam à vida; definir os valores pessoais do paciente, identificar os objetivos e observar as armadilhas que possam desviar o paciente de seus valores.

Ação com compromisso: Essa fase da Terapia o paciente cria e mantem comportamentos a serviço dos valores definidos, aceitando seus eventos encobertos, percebendo-se como protagonista da sua vida e tendo maior flexibilidade para problemas que possam surgir.

Essas são as principais diretrizes de intervenções terapêuticas na ACT, onde há exercícios e metáforas em todas as fases que auxiliam o paciente a compreender e ter maior conhecimento de si mesmo e de seus comportamentos frente a diversas situações.

Referências:

Saban, M. T. Introdução à terapia de aceitação e compromisso. Editora Artesa, 2015.

Barbosa, L. M; Murta, S. G. Terapia de aceitação e compromisso: história, fundamentos, modelo e evidências. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Vol. XVI nº 3, 34-49, 2014.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s