Identificando suas CRENÇAS

vencer-crencas-limitantes

Você talvez não saiba, mas existem percepções muito bem escondidas dentro de você que te impede de ver o mundo de uma forma mais otimista e que talvez esteja sendo responsável pela sua falta de motivação e sofrimento.

Essas percepções são chamadas CRENÇAS, que, segundo a Psicologia Cognitiva de Beck (1964) está relacionada ao modo como nós interpretamos o que nos acontece.

Para ficar mais claro o conceito de crenças, imagine um livro. Nele há o mesmo conteúdo e a percepção dele será dada por cada pessoa que o lê. Você pode começar a lê-lo e achá-lo muito difícil de entender e se aborrecer, ou talvez, possa achar o livro incrível e se sentir animado. Nos dois casos, o livro é o mesmo e o modo como nos sentimos ao lê-lo está diretamente ligado a nossas crenças.

Se acredito que não sou capaz de entendê-lo, tenho o PENSAMENTO AUTOMÁTICO de que “não vou conseguir”, desistindo logo no início. Esse pensamento automático fortalece nossas crenças, que vão se instalando em diferentes setores da nossa vida.

Os pensamentos automáticos determinam nossos comportamentos e seguindo a crença instalada de “não sou capaz” nós consequentemente iremos reagir a todo evento que nos aparece da mesma maneira.

Para que haja modificação das crenças (por vezes muito enraizadas), temos de identificar quais comportamentos podemos modificar, para que não sigamos a linha dos nossos pensamentos automáticos.

“Não consigo terminar de ler esse livro, pois não consigo entender.”

DECIDA tentar! Vá em direção ao oposto desse pensamento e descubra como você pode RECRIAR o modo como percebe as coisas ao seu redor!

Procure um profissional que possa ajudá-lo a compreender as crenças que te impedem de ter SUCESSO e FELICIDADE em sua vida.

 

Texto escrito por Gleice Pereira

Psicóloga Clínica CRP 06/134613

 

Referências: BECK, J. Terapia Cognitiva: Teoria e Prática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes |Médicas, 1997.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s